quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Esquilos que até voam… numa viagem ao interior do Pinhal do Rei

Gustavo, a fazer-se à foto :-)

É verdade, quando falo de esquilos na floresta não acreditam, mas de facto existem e não é pouco! Foi no Inverno de 2005/2006, em Janeiro nomeadamente, quando às 7h00 da manhã andava a colocar fitas de orientação para os campos de treino do Clube de Orientação do Centro, e de repente saltaram dois seres vivos estranhos que nunca tinha visto por aquelas bandas. Julgo, que se tratava de um casal, pois iam tão romanticamente :-) saltitando de ramo em ramo, sim, eram esquilos com cores de inverno, tons de castanho-escuro misturados com avermelhado de por de sol. Lá iam eles tão rapidamente como surgiram. Só passados 2 anos e tal, numa actividade em que a Escola participou, organizado pela Câmara Municipal da Marinha Grande ligado ao ambiente, é que soube que realmente os esquilos faziam parte da fauna do Pinhal do Rei! Fiquei contente, pois o que tinha avistado naquele inverno não se tratava de uma ilusão óptica às 7h00 da manhã eheh mas sim esquilos!




Nessa actividade, podemos verificar a forma como os esquilos ruíam as pinhas, num espiral perfeito como se tratasse de uma máquina eléctrica, fiquei curioso, e neste Verão com a minha máquina potente eheh consegui descobrir algo já descoberto um dos “santuários” dos esquilos do Pinhal do Rei. Dirigi-me ao local, lancei os meus olhos de lince e rapidamente descobri o Gustavo, o esquilo que baptizei, pelo ar curioso que tinha e pela dificuldade em entender o que andava um individuo como eu de t-shirt verde florescente com um objecto preto na mão que fazia um barulho seco e rápido abrindo um conjunto de lentes onde era projectado num cartão SD eheh
pequeno almoço, pinha rechiado a pinhão





Foi de facto um encontro muito especial, contactar com o “wildlife” do Pinhal do Rei, verificar que tem mais vida do que se pensa, ou quando se passa de carro a 80km/h na estrada principal Marinha Grande – São Pedro de Moel.






A partir desse dia, tem sido constante o meu encontro com os esquilos. Tendo levado lá o meu filho para ver que existem, que até estão bem de saúde e carregados de energia que até voam de árvore em árvore!!












yupiiiii lá vou eu acho que vou chegar ao ramo, upsss

Posso garantir, que nestas viagens ao interior do Pinhal do Rei, os esquilos além de voarem, têm excelentes condições de trabalho, de lazer e de descanso ;-) vejam... :-)

Jogar às escondidas





Treino de força inferior

Belo sofá revestido a musgo

Sem comentários: